Definição dos Sólidos
Em relação aos sólidos
Pirâmide
Definição: É um poliedro em que uma das faces é um polígono qualquer, a que se chama base; as outras faces são triângulos que têm um vértice comum, chamado vértice da pirâmide. Uma pirâmide diz-se reta, se a projeção do vértice da pirâmide coincide com o centro da base. Uma pirâmide reta cuja base é um polígono regular diz-se uma pirâmide regular. Nas pirâmides regulares, as faces laterais são triângulos isósceles. Quando a projeção do vértice não coincide com o centro do polígono da base, diz-se que a pirâmide é oblíqua.
Classificação:
Triangular Quadrangular Pentagonal Base: triângulo Base: quadrado Base: pentágono
Hexagonal
Base: hexágono
Área e Volume: A área total da pirâmide será a soma do valor da área da base com a área de todas as suas faces laterais. Como as faces laterais são todas triângulos, precisamos calcular a área de cada um deles. Como sabemos, a área de um triângulo qualquer pode ser obtida multiplicando-se a medida da sua altura pela medida da sua base e dividindo-se este produto por dois:
A altura de cada um destes triângulos é o apótema da respectiva face lateral da pirâmide, ou seja, o apótema da pirâmide é a distância do seu vértice até as arestas da base.
Caso tenhamos uma pirâmide regular e reta, como vimos acima, todos os triângulos das suas faces laterais serão congruentes, neste caso basta calcularmos a área de um destes triângulos e a multiplicarmos pelo número de lados da base para encontrarmos a medida da área das suas faces laterais.
Na figura ao lado podemos ver, representado pela letra a, o apótema de uma das faces laterais de uma pirâmide.
Cilindro
Definição: O Cilindro é um sólido geométrico delimitado por duas bases circulares congruentes, contidas em diferentes planos paralelos e por uma superfície lateral formada