TRABALHO ETE 2
IMPACTO AMBIENTAL
ETE – ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO
PROFESSOR: CLAUDIO REQUE
NOMES:
JEAN MOURA DE OLIVEIRA
IGOR PEREIRA FIGUEIRA
CLAUDIO ROBERTO
Introdução
Todo organismo tem como necessidade básica a utilização de água e matéria orgânica para realizar suas reações fisiológicas, como o objetivo de obter energia.
Nosso organismo, o corpo humano, precisa de energia como qualquer outro organismo, energia que nos dá condições de vida, essa energia é retirada dos recursos naturais que estavam em equilíbrio até pouco tempo, só agora fomos perceber esse desequilíbrio, isso porque começamos vivenciar as conseqüências de nossos excessivos despejos de águas residuárias (esgotos) no meio externo, o meio ambiente, não que não tenha condições de reutilizar esses resíduos, como é o caso de outros organismos, mas o problema está na quantidade e qualidade desse despejo gerado pelo homem, devido ao seu modo de vida consumista. Sendo assim é nossa responsabilidade cuidar destes resíduos (esgoto) para que não causem um maior desequilíbrio a esse ambiente que nos fornece toda a base de nossa vida.
O que é esgoto?
Esgoto é o termo usado para caracterizar os despejos provenientes dos diversos usos da água, tais como doméstico, comercial, industrial, agrícola, etc.
Porque tratar o esgoto?
O tratamento do esgoto sanitário, antes do seu lançamento em qualquer corpo hídrico, tem como objetivo prevenir e reduzir a propagação de doenças transmissíveis causadas por microorganismos patogênicos, conservar as fontes de abastecimento de água para seu uso doméstico, industrial e agrícola, manter as características da água necessária á piscicultura, realizar a manutenção das águas para banho e outros processos recreativos e preservar a fauna e flora aquáticas.
A implantação de rede de coleta, interceptação e estação de tratamento de esgotos sanitários visam a conduzir as águas oriundas de uso doméstico a um