Definição do Nome Igreja
A palavra igreja no novo testamento Jesus Cristo quando veio ao mundo instruiu 12 alunos (discípulos) ensinando sobre o seu reino, e sobre sua igreja e logo após sua morte e seguida da sua ressurreição ele através dos seus discípulos conquistou povos e multidões de varias nações, sendo estes considerados como sua igreja e parte do seu corpo.
A palavra ekklesia figura 114 vezes no novo testamento, tanto no singular como no plural. Três vezes tem o sentido secular de multidão (Atos 19:41); duas vezes refere-se a Israel traduzida por “congregação” (Atos 7:38 e Hebreus 2:12); oitenta e cinco vezes (74% do total) refere-se a igreja como uma comunidade local e as demais vezes tem um significado apenas, conceitual, podendo referir-se a qualquer igreja local em particular, jamais com o sentido de uma estrutura nacional ou mundial, nos evangelhos, aparece somente três vezes, todas em Mateus [...] (16:18 e 18:17). (Falcão Inconsútil 2002, p.14)
A origem da palavra Igreja: A palavra igreja, em português deriva do latim ECCLESIA, “AE”, que, por sua vez, é uma transliteração, para o latim, da palavra grega EKKLESIA. A palavra Igreja no seu sentido etimológico significa chamados para fora do mundo ou seja, uma reunião dos homens da cidade, isso não eximia o cidadão de viver a sua condição de cidadão o que seja o de se negar a sua identidade como morador da cidade e também o de se cumprir os seus compromissos com a sociedade no qual ele estava inserido.
Ekklesia é uma palavra composta da proposição Ek (ex), que rege o genitivo e tem a idéia de “saída, emissão para fora, separação de”