Curso para o Batismo
Definição, efeitos e demais disposições
Vocês vieram aqui procurando, pedindo, para receber um sacramento, o primeiro que integra a caminhada da vida cristã. Porém, antes de tudo, o que quero dizer quando falo de um sacramento? Um sacramento é um sinal visível que nos transmite uma realidade invisível; algo que eu posso ver, que me é sensível, que eu posso tocar, me dá uma coisa que eu não posso tocar, mas que não deixa de ser real e de ter seus efeitos também muito concretos. Essa é a definição de um sacramento. O Batismo é o primeiro dos sacramentos, e é sobre ele que vamos falar neste curso.
1. Definição
Deus criou o homem e a mulher a sua imagem e semelhança, puros, sem pecado algum; fomos destinados ao céu desde nossa criação, nascemos para sermos felizes, para servir a Deus e encontrar n’Ele nossa felicidade. Quando o Homem pecou pela primeira vez, desobedecendo a Deus, perdeu aquele estado de pureza primitivo, e podemos dizer que ficou debilitado em suas forças e inclinado ao mal, desmerecendo assim o céu. A isso chamamos pecado original. Pela mancha do pecado original, o ser humano está profundamente ferido e inclinado a pecar, ainda que seja capaz de fazer o bem com a ajuda de Deus. Todos os homens nascem feridos pelo pecado original, portanto todos precisamos do auxílio de Deus para poder encontrá-lo.
É aí que se insere o Batismo em nossa vida. Deus, em seu infinito amor pelos homens, deu-nos um meio de sairmos daquela condição de degradação e morte nos abrindo um canal de comunicação de sua graça; através do Batismo é apagada de nós a mancha do pecado original, nos tornamos aptos para chegar a Deus com a ajuda de sua graça, deixamos de ser meras criaturas e passamos a ser filhos adotivos de Deus capazes de chegar ao céu para uma vida interminável. Visto que o Batismo é uma aliança com Deus, o batizando (ou os pais no batismo de crianças) deve aceitá-lo dentro da liberdade. Depois falaremos um pouco mais sobre os efeitos deste