Definição do composto de marketing
PRODUTO
Conceito
Produto é algo que pode ser oferecido a um mercado para satisfazer a um desejo ou necessidade. Os produtos que são vendidos incluem bens físicos, serviços, pessoas, locais, organizações e ideias.
Classificação
As empresas classificam os produtos tomando por base suas várias características: durabilidade, tangibilidade e uso (bens de consumo ou industrial). Cada tipo de produto possui uma estratégia de composto de marketing apropriada:
Durabilidade e tangibilidade: os produtos podem ser classificados em três grupos de acordo com sua durabilidade ou tangibilidade.
Bens não duráveis: são bens tangíveis que, normalmente, são consumidos após um ou alguns usos. É o caso da cerveja, sabão e sal.
Bens duráveis: são bens tangíveis que, normalmente, sobrevivem a muitos usos. É o caso de refrigeradores, máquinas-ferramenta e vestuário.
Serviços: os serviços são intangíveis, inseparáveis, variáveis e perceptíveis. Exigem mais controle da qualidade, credibilidade do fornecedor e adaptabilidade. É o caso dos cortes de cabelo e concertos.
Ainda temos os bens de consumo, que são utilizados pelos indivíduos ou famílias, e os bens industriais.
Componentes de um produto
Atributos: desenvolver um produto implica em definir os benefícios do mesmo. Eles serão comunicados e entregues através de características tangíveis, como qualidade, características e design.
Marca: é o nome, símbolo, signo, termo ou uma combinação desses elementos que são usados para identificar os bens ou serviços para um grupo de clientes e para diferenciar-se dos concorrentes. Ela adiciona valor ao produto.
Embalagem: consiste na atividade de design e produção de recipientes para o produto. Os rótulos fazem parte das embalagens.
Serviços de suporte: são serviços que a empresa presta com o objetivo de fidelizar o cliente e aumentar o valor do produto.
PREÇO
Conceito
O preço