Definição de sistema
Os sistemas podem ser classificados por gênero (natural, artificial), conteúdo (concreto, abstrato), relacionamento com o ambiente (aberto, fechado), estado (dinâmico, estático).
Um sistema dinâmico ou cibernético é composto por: a) Entrada: Capta ou reúne os elementos que serão processados; a.a) Dados: conhecimento, técnicas, etc; a.b) Energias: máquinas, pessoas,etc; a.c) Materiais: matéria prima, etc. b) Processamento: é a operação interna do sistema. Pode dividir-se em sub-sistemas; c) Saída: resultado final da operação; g) Ambiente: meio que envolve o sistema; d) Feedback: é o mecanismo segundo o qual uma parte da saída de um sistema volta à entrada. Este feedback pode ser positivo ou negativo; f) Controle: envolve a monitoração e avaliação do feedback. O papel do controle é garantir que outros componentes do sistema transformem corretamente a matéria-prima em produtos, para que o sistema alcance suas metas.
Todos os sistemas seguem 5 princípios gerais, são eles: totalidade (a alteração de uma de suas unidades reflete nas demais), equifinalidade (um sistema pode alcançar o mesmo resultado por diversos meios), entropia (desordem ou ausência de sinergia do sistema), homeostase (auto-defesa ou equilíbrio interno do sistema), e por fim a sinergia (o sistema todo deve ser maior que a soma das suas partes).
Um sistema de informação é composto basicamente por entrada de dados, o processamento desses dados em informações úteis aos usuários, e por fim a saída dessas informações. Mas a interação destes componentes não será útil se o sistema não for sinérgico e homeostático. Dentre os principais objetivos a serem alcançados, estão a funcionalidade, confiabilidade,