O monge e o executivo
O livro nos trás a história de um executivo de sucesso que no momento trabalhava em uma indústria como gerente geral e se destacava por ser o mais novo gerente que passou pela a empresa. Ele fora pai adotivo, pois sua mulher tinha problema em engravidar, mas logo após alguns anos ela ficou grávida, ele era considerado uma pessoa de sucesso, pois tinha uma vida relativamente boa perante os demais da época, pois tinha uma família estruturada, trabalho bom, casa e demais realizações que aspiravam.
Só que derrepente a vida dele começou a ruir, pois a empresa a qual trabalhava passará por uma crise que envolvia os empregados e o sindicato, seu chefe o taxou de culpado por todo o problema, passou por problemas em casa com seus filhos, havia muitas brigas e discussões e até sua mulher reclamara do casamento que não ia bem e que estava infeliz.
Muito abatido o executivo por insistência de sua mulher procurou um pastor para conversar, que o aconselhou a participar de um retiro onde teria um monge muito famoso por ser executivo de uma das maiores empresas dos EUA, no começo ele ficou um pouco relutante, mas acabou cedendo o pedido da esposa e fora pra tal retiro.
Logo que chegara ao retiro fora recepcionado por um padre o qual lhe passou todo o funcionamento do mosteiro e como iria funcionar a programação durante a semana. Ele reclamara que estava muito cansado com a viagem e foi para seu quarto onde adormeceu na cama, e quando acordou já era dia, e que já ocorria à primeira cerimônia do dia, passara em sua cabeça vários pensamentos de que maneira iria aguentar as cerimônias, pois elas decorriam várias vezes ao dia. Durante a cerimônia ele ficava a observar os frades, tentando descobrir qual deles poderia ser o executivo de sucesso que ouvira falar tanto.
Logo que acabou a cerimônia ele foi até uma biblioteca pesquisar na internet a respeito daquele executivo que procura, pois quem sabe por alguma foto poderia identificá-lo, na sua pesquisa ele