Sistema de Informação definição
O objetivo do sistema especialista é captar o conhecimento de um especialista em um determinado campo, representar este conhecimento numa base e transmiti-lo ao usuário, permitindo-lhe obter respostas e perguntas relacionadas á base de conhecimento do sistema.
Bom, a arquitetura do sistema especialista é: base de conhecimento, mecanismo de interferência e memória de trabalho.
Base de conhecimento é o elemento que armazena o conhecimento abstrato. Normalmente, a Base de conhecimento é conhecida como base de regras onde o conhecimento abstrato é armazenado em um conjunto de regras de produção do tipo: Se (situação) então (conclusão ou ação)
Mecanismo de interferência
O mecanismo de interferência é o processador ou interpretador de conhecimento, sendo considerado o coração do sistema especialista. Este é responsável por buscar, selecionar e avaliar as regras que foram pegas na base de conhecimento. A sua principal função é combinar o conhecimento abstrato contido na base de regras, com o conhecimento concreto armazenado na base de fatos, inferindo conclusões e gerando novos fatos.
Memória de trabalho
A memória de trabalho é o elemento que armazena o conhecimento concreto , ou seja, o conhecimento que pode ser considerado fato antes do processo de inferência. Esta memória é de caráter transitório, pois novos fatos estão sendo acrescentados continuamente ou fatos existentes são apagados.
As atividades típicas que desempenha um sistema especialista são as seguintes:
Interpretação
Predição
Diagnóstico
Síntese
Planejamento
Monitoramento
Correção de falhas
Instrução
Controle