Definição de Residuos
(NBR ABNT 10004:2004) – Classificação de Resíduos Sólidos
Resíduos Perigosos Classe I: Características – Inflamabilidade = qualidade de inflamável (que inflama facilmente) Reatividade = 1 Qualidade de reativo, A propriedade de reagir, Resistência ativa a qualquer esforço. Corrosividade = qualidade do que é corrosivo (que corrói, destrói, é cáustico) Toxicidade = qualidade do que é tóxico (que envenena, capacidade de envenenar, o mesmo que veneno) Patogenicidade = qualidade de patogênico (relativo à patogenia, provoca doença)
Resíduos Não-Inertes Classe II A: Características – Biodegradabilidade = condição de biodegradável (substância que se decompõe pela ação de microorganismos)
Combustibilidade = qualidade de combustível (tem a propriedade de se consumir pela combustão, é combustivo, ex: lenha, carvão, óleo, gás, gasolina)
Solubilidade em água = qualidade de solúvel, capacidade de serem absorvidas por outras substâncias
Resíduos Inertes Classe II B: Características – Que não é dotado de atividade, sem ação, que não modificado facilmente por ação química. Ex: Rochas, tijolos, vidros e alguns plásticos e borrachas.
Agora que já aprendemos um pouco a respeito da problemática do resíduo e seu conceito técnico, sabemos então dos riscos que alguns resíduos representa para a sociedade e ao meio ambiente.
Vamos então saber como gerenciá-lo dentro de uma empresa ou até mesmo em nossas casas, condomínios etc, lembrando que antes de qualquer coisa, gerenciar / cuidar dos resíduos dependerá da participação de “TODAS” pessoas e não só de um manual escrito e aprovado, certo?!!!
Então lembre-se, depois de ter seu projeto aprovado pela gerência da empresa, você terá um grande desafio, orientar as pessoas e participá-las para as mudanças de comportamentos e atitudes, pois só assim você verá a mudança que espera na gestão dos resíduos.