Lixo e Reciclagem
Departamento de Ciências Exatas e Tecnológica-DCET
Disciplina: Bioestatística
Docente: Reginaldo Pereira Costa
Discentes: Eslane Luz Alves, Edineide Sandes, Jéssica Oliveira Bispo, Lorrana Lima Caracas e Regina Silva
Lixo e Reciclagem
Vitória da Conquista – BA
2013
Definição do tema:
Lixo e Reciclagem
Definição do título:
Avaliação do gerenciamento dos resíduos sólidos urbanos do município de Ituaçú-Ba.
Definição e descrição do problema:
Um dos maiores problemas enfrentados por uma administração pública é a questão dos resíduos. Gerados por diversas atividades humanas, podem causar sérios problemas de saúde, ambientais, sociais e políticos.
De acordo com Jucá (2002), planejar o desenvolvimento municipal é um dos maiores desafios para o poder público. O exercício do planejamento municipal, no caso dos resíduos sólidos pode ser um instrumento do desenvolvimento político, da sustentabilidade econômica dos serviços de limpeza urbano, indispensável para a garantia de sua qualidade.
O problema dos resíduos, segundo Tavares e Barros Júnior (2000, p.204), vem se agravando na medida em que a sociedade com, o objetivo de atender suas necessidades, aumenta o consumo. O resíduo é, portanto, um dos subprodutos do conjunto de atividades desenvolvidas pela sociedade.
Introdução Segundo a resolução da CONAMA nº 307/02 em seu art.2º, parágrafo V, define gerenciamento de resíduos como sendo: [...] o sistema de gestão que visa reutilizar ou reciclar resíduos, incluindo planejamento, responsabilidades, práticas, procedimentos e recursos para desenvolver e implementar as ações necessárias ao cumprimento das etapas previstas em programas e planos (p.01).
A aceleração do processo social de transformação dos recursos advindos da natureza, do consumo dos produtos que resultam dessa