Definição de recursos humanos
Todas as grandes empresas possuem um departamento especializado em ''cuidar'' dos funcionários. Trata-se do recursos humanos (RH), que envolve desde os processos de contratação e de desenvolvimento de carreiras até os pagamentos. O profissional da área é cada vez mais requisitado: ''As empresas estão percebendo que, para ter lucratividade, o trabalho humano precisa ser bem gerenciado'', diz Karla Monteiro, da Faculdade Anhanguera. ''E os salários são bastante atrativos.''
Recursos humanos: conheça as áreas de atuação
Recrutamento e seleção
Você faz todo o processo de seleção de um candidato, desde a divulgação da vaga até a contratação. Durante a graduação, aprende técnicas para avaliar se o perfil do candidato se adapta ao da empresa. Na entrevista, aplica as dinâmicas, entrevista os candidatos e avalia as competências deles.
Treinamento e desenvolvimento
Essa área desenvolve as competências dos funcionários e trabalha suas deficiências. O RH organiza treinamentos que ajudam nesse processo de conhecimento técnico e comportamental. Também realiza pesquisas para ver se os funcionários têm faltado ou se há alta rotatividade na empresa - e, aí, criar treinamentos específicos.
Cargos, salários e benefícios
O RH deve estar atento aos pisos salariais de cada cargo e verificar se eles estão sendo cumpridos. O departamento também procura convencer a empresa a trazer benefícios (como plano de saúde) para os funcionários. Essa área é importante tanto para que os direitos sejam cumpridos como para evitar problemas trabalhistas.
Departamento pessoal
Aqui, o papel do recursos humanos é coordenar os processos e atividades da folha de pagamentos, folha de pontos e faltas. Também verifica se o vale-alimentação e o vale-transporte estão sendo recebidos corretamente. Quem faz essas atividades é o departamento financeiro, mas o RH deve supervisionar tais tarefas.
Avaliação de desempenho
Responsável pelo famoso feedback (lê-se fidibéqui). O RH identifica se o