Definição de organismo geneticamente modificado (ogm)
Desde o início dos tempos o ser Humano tem recorrido a diversos processos de polinização cruzada e de cruzamentos planeados, de modo a seleccionar as características que mais lhe convinham, estando porém limitados às características existentes . No entanto hoje em dia e graças à evolução da Engenharia Genética e nomeadamente da técnica do DNA recombinante, é nos possível recombinar características de uma maneira que dificilmente aconteceria na natureza.
Os organismos Geneticamente Modificados (OGM) consistem em organismos cujo material genético foi alterado, inserindo um novo gene ( porção de DNA ) ou alterando os genes existentes, de nodo a que seja expressa uma nova enzima ou proteína, que irá conferir ao organismo novas características mais proveitosas para o Homem. Estes novos genes são prvenientes de todo o tipo de seres vivos, e não têm necessariamente de ser provenientes de indivíduos de espécies aparentadas. Estas Alterações no material genético são efectuadas através de uma panóplia de técnicas laboratoriais que serão abordadas mais aprofundadamente neste site.
Hoje em dia existe uma grande diversidade de organismos modificados, de animais com novas características, passando por bactérias utilizadas para pesquisas científicas ou para a produção de certos compostos utilizados na industria farmacêutica, e até mesmo géneros alimentícios ( tomate, soja, arroz dourado ) com maior valor nutritivo ou que têm maior período de comercialização. As plantações agricolas modificadas são desenvolvidas: para terem uma maior resistência a herbicidas e pesticidas, para resistirem mais facilmente a condições meteorológicas adversas, para florescerem mais rapidamente ou simplesmente para darem maior rendimento aos seus