Definição de comunicação
Comunicação: um processo de transferência de informação, significado e compreensão, de um emissor para um receptor. A comunicação pressupõe a existência de cinco componentes que são: o emissor da informação, a mensagem, o meio utilizado, o(s) ruído(s) e o receptor e de quatro ações que abrangem: a codificação da informação, o ato de enviar, o recebimento e a decodificação da informação.
O uso da comunicação se dar de uma forma verba, seja ela escrita ou falada, também de forma não –verbal, especialmente nas comunicações interpessoais, diretas, face a face.
As organizações apresentam características especificas que irão afetar como a comunicação ocorre, independentemente do tipo de organização, seja uma universidade, uma indústria, um hospital ou uma agência governamental.
A comunicação organizacional descendente: provinda dos níveis mais elevados para a base da organização, normalmente se dá em relação à discussão sobre metas, objetivos, estratégicas, políticas, decisões e feedback. A comunicação ascendente: informações ou sugestões que partem da base, dos empregados, para a supervisão ou gerência intermediária e desses para o corpo diretivo superior, focaliza informações, sugestões, questionamentos, problemas e solicitações de esclarecimento. A comunicação lateral: esta se dá entre níveis iguais da hierarquia, entre departamentos, entre gerentes das diversas unidades, por sua vez, normalmente está centrada na troca de informações, sejam ela formal (via memorando, e-mails) ou informal (troca de idéias na hora do cafezinho, por exemplo).
COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL
É necessário que entenda a comunicação como um processo estratégico, para se superar os limites da comunicação empresarial tradicional e dos enfoques instrumentais da comunicação organizacional. A busca incessante pela produtividade, qualidade, satisfação do cliente, a preocupação com o meio ambiente são mudanças significativas na gestão dos negócios com a