Comunicação em massa definicão e conceito de mídia
Definições de conceitos da mídia
2.1 Edição: É a transformação da mensagem a ser passada, para que fique de uma forma que envolva o público, que o deixe ansioso por mais.
Exemplo: Em uma revista semanal os jornalistas correm atrás do conteúdo da matéria. Montam uma pauta e então editam todas as informações e imagens que conseguiram. É feita a escolha da capa, do título de destaque, dos subtítulos, tudo editado de tal forma que “prenda” a atenção do leitor.
2.2 Seleção e Construção: Está ligada diretamente com a edição porque para passar uma notícia, mensagem, informação é preciso selecionar quem irá:
* pesquisar o conteúdo;
* verificar novos pontos de vista e opiniões;
E a partir disto construir a notícia que será passada.
Exemplo: Em um telejornal é feita uma seleção minuciosa do que será usado para fazer a chamada. A escolha da imagem e do que será dito é bem planejado para que para que o telespectador fique curioso, interessado e queira saber mais do assunto.
2.3 Produto: É tudo que é produzido para ser consumido, sejam para uso pessoal como roupas, calçados, ou de uso coletivo, comidas, filmes, programação de TV, rádio.
Exemplo: Propagandas são produzidas para fazer com que as pessoas se interessem e pensem que aquele produto é indispensável para sua vida e então comprem a roupa anunciada, assistam determinado programa de TV.
2.4 Propriedade e Dinheiro: Para que seu produto seja vendido é necessário gastar dinheiro divulgando, tornando-o conhecido. Financiadores influenciam diretamente no que será apresentado ao público. É o financiador que dá a palavra final do que será apresentado.
Exemplo: Publicitários bolam as propagandas e escolhem quem vai estrelar, mas se o dono não concordar, ele não ria aceitar e colocarão quem ele quer para vender o produto. A empresa na qual o publicitário trabalha sofre influência direta e talvez se o publicitário não acatar as opiniões da empresa contratante esta