DEFINIÇÃO DE ATIVO, PASSIVO, PATRIMÔNIO LÍQUIDO, RECEITAS
1. DEFINIÇÃO DE ATIVO, PASSIVO, PATRIMÔNIO LÍQUIDO, RECEITAS, DESPESAS, PERDAS E GANHOS.
1.1. ATIVO
Em contabilidade, ativo é considerado um termo básico para expressar o conjunto de Bens, Valores, Créditos, Direitos e assemelhados, que possam formar o patrimônio de uma pessoa, sendo singular ou coletiva.
Sendo assim, o ativo em uma empresa deve trazer consigo resultados que possam ser utilizados dentro do prazo de sua vida útil.
1.1.2. FORMAS DE AVALIAÇÃO DOS ATIVOS
Ao atribuirmos um valor dentro do ativo, temos que verificar qual será o objetivo da empresa, como a aquisição de algo que se faz necessária, para manter a sua atividade ou mesmo para se desfazer de algo que não será mais útil para a empresa e para se saber atualmente o valor do patrimônio e para dispor seus produtos ou mercadorias à disposição de seus clientes.
A isso, chamamos mais claramente, de valores de entrada e valores de saída.
• VALORES DE ENTRADA: Ocorre quando a empresa compra (adquire) ativo necessário à manutenção de sua atividade.
• VALORES DE SAÍDA: Ocorre na troca de bens, produtos ou mercadorias, convertidas em valores mobiliários, sendo assim, atribui valores aos bens que serão colocados à disposição dos interessados.
1.1.3. ATIVO INTANGÍVEL
É um ativo não monetário, ou seja, representado por bens e direitos associados a uma organização. O Ativo Intangível encontra-se no Balanço Patrimonial das empresas em subgrupos do Ativo Não Circulante.
O Ativo Não Circulante baseia-se no conceito da contabilidade incluindo – se neste grupo todos os bens de permanência duradoura. O Ativo Não Circulante é composto pelos seguintes subgrupos:
• Ativo Realizável À Longo Prazo
• Investimentos
• Imobilizado
• Intangível
Como se pode analisar, o ativo intangível é um grupo do Balanço Patrimonial que tem a principal característica de gerar benefícios futuros para a empresa. Ativos Intangíveis são importantes fontes de