fisica
1. Objetivo
O presente relatório tem por objetivo apresentar os resultados obtidos no experimento que tratava a respeito da Lei de Hooke. Tal experimento visava, através do uso de molas e pesos estimar a constante K presente na equação desta lei e analisar o comportamento de um sistema mola - peso suspenso.
2. Introdução Teórica
Um corpo quando ligado à extremidade de uma mola, esteja esta comprimida ou esticada, possui uma determinada energia potencial elástica. A mola ao ser comprimida exerce sobre o corpo, uma força a qual realiza um trabalho sobre ele quando o abandonamos. Porém, ao tentarmos comprimir ou esticar essa mola, notaremos que a força produzida pela mola é diretamente proporcional ao seu deslocamento, partindo-se da posição inicial (ou estado de equilíbrio). O equilíbrio na mola ocorre quando ela está em seu estado natural, ou seja, sem estar comprimida ou esticada. Verifica-se através de experimentos que:
•dobrando o alongamento (ou comprimento), a força dobra (2F);
•triplicando o alongamento (ou comprimento), a força triplica (3F) e assim sucessivamente.
Este resultado é conhecido como Lei de Hooke, pois foi Robert Hooke, cientista inglês, quem observou, pela primeira vez, esta propriedade da mola (porém esta lei só é válida se a deformação da mola não for muito grande).
Desta maneira podemos definir a equação F = K * X, onde K é uma constante para a mola, e édenominada constante elástica da mola.
3.Materiais Utilizados
1 – Mola
2 – Suporte vertical e horizontal
3 – Régua milimetrada
4 – Balança digital de precisão
5 - “Pesinhos” com massas que variavam entre 10g e 20g.
4. Descrição e Procedimentos Durante o Experimento
4.1.Descrição do Experimento
Foram utilizados nesse experimento uma mola suspensa por uma haste metálica, que por sua vez, estava afixada em um suporte horizontal. Em seguida, foram acrescentadas à mola, massas com valores crescentes. Ao aumentarmos a quantidade de massa suspensa pela