Definiçao de metonímia
Decifrar a metonímia consiste em chegar ao termo substituído, ou seja, ao referente que atende à dupla condição de ocupar a posição do substituto e manter com este uma relação de contigüidade. A decifração depende do contexto e deve ser pertinente a ele. O leitor tentará resolvê-la usando um algoritmo próprio para metonímias. Os elementos desse algoritmo são. Um exemplo: Leu Drummond. Substituto: Drummond Relação de contiguidade: Drummond é autor das poesias. Substituído: poesias de Drummond. Decifração: Leu poesias de Drummond.
◾substituto
◾substituído
◾relação de contiguidade
◾decifração
Exemplos:
O efeito pela causa. Ex.: Respeite-lhe os cabelos brancos. Substituído: velhice. Sócrates tomou a morte. (O efeito é a morte, a causa é o veneno). Por favor, não fume dentro de casa: sou alérgica a cigarro. (O cigarro é a causa: a fumaça, o efeito. Podemos ser alérgicos a fumaça, mas não ao cigarro). Moro no campo e como do meu trabalho. ( Moro no campo e como o alimento que produzo.) Com muito suor o operário construiu sua casa. (suor = casa) As industrias despejam a morte nos rios. (morte = poluição)
O local pela coisa. Ex.: O Palácio do Planalto divulgou nota. Substituído: o porta-voz da Presidência. Uma garrafa de Porto. (Porto é o nome da cidade conotada com a bebida - mas não é a cidade que fica na garrafa, mas sim a bebida).
Marca pelo produto: O meu irmãozinho adora danone. (Danone é a marca de um iogurte; o menino gosta de iogurte) Maisena Gilette Bombril
O inventor pelo invento: comprar um Ford. (comprar um carro) Édson ilumina o mundo. (= As lâmpadas iluminam o mundo.) Fumei um saboroso havana. (= Fumei um saboroso charuto.) a parte pelo todo. " o bonde passa cheio de pernas." (Carlos Drummond de Andrade) (pernas = pessoas) são muitas as famílias que procuram um teto para morar.(teto = casa)
Funções da metonímia
◾Economia: uma metonímia em que o substituto é menos extenso que o substituído se presta à economia. Também temos