Figuras de linguagem
Metonímia
Metonímia ou transnominação é uma figura de linguagem que consiste no emprego de um termo por outro, dada a relação de semelhança ou a possibilidade de associação entre eles. A metonímia é geralmente utilizada para a não repetição de palavras em textos.
Uma palavra, em metonímia, pode ser substituída por uma que tem um significado parecido ou igual. Exemplos: 1. Autor pela obra: Gosto de ler Machado de Assis. (Gosto de ler a obra literária de Machado de Assis.) 2. Inventor pelo invento: Édson ilumina o mundo. (As lâmpadas iluminam o mundo.) 3. Símbolo pelo objeto simbolizado: Não te afastes da cruz. (Não te afastes da religião.) 4. Lugar pelo produto do lugar: Fumei um saboroso havana. (Fumei um saboroso charuto.) 5. Efeito pela causa: Sócrates bebeu a morte. (Sócrates tomou veneno.) 6. Causa pelo efeito: Moro no campo e como do meu trabalho. (Moro no campo e como o alimento que produzo.) 7. Continente pelo conteúdo: Bebeu o cálice todo. (Bebeu todo o líquido que estava no cálice.) e etc.
Ironia
A ironia consiste em dizer o contrário daquilo que se pensa, deixando entender uma distância intencional entre aquilo que dizemos e aquilo que realmente pensamos.Ou seja é a utilização de termo com sentido oposto ao original, obtendo-se, assim, valor irônico.
Ela pode ser utilizada, entre outras formas, com o