Mitose
Relatório da aula prática de Biologia Correspondente ao 1 semestre do curso de Enfermagem Faculdade Anhangüera de Brasília-DF
Daieny Deisy Pereira Formiga RA:2979585317
Mary Hellen Alves de Paiva RA:9913192063
Paulo Ricardo Henrique de Jesus RA:9897528801
INTRODUÇÃO
Existem dois eventos mais trágicos no ciclo celular:
Quando o núcleo se divide (Mitose)
Quando a célula se divide em duas(citocinese)
Tanto a mitose como a citocinese constituem a fase M do ciclo celular.
A palavra MITOSE deriva do latim MITOS que significa “fio” e pode ser interpretada como tecer.Na fase M ocorre a Mitose levando a separação dos cromossomos,das organelas celulares ,e do citoplasma da célula parental em duas células filhas.
Então , podemos entender que na mitose a célula se duplica para dar origem a duas novas células. Estas são conhecidas como células filhas (formadas a partir da divisão celular) e são idênticas uma da outra, uma vez que foram formadas de uma única célula.
As fases da Mitose São cinco fases que a célula atravessa em seu ciclo de vida até completar sua divisão. São elas: prófase, metáfase, anáfase, telófase e interfase.
Prófase:Cromatina dispersas, engrossa ,encurta e se espirala para formar cromatina condensada ou cromossoma ,duas cromátides comandada por um centrômero.
Metáfase: Nesta etapa, as cromátides alinha-se no eixo central enquanto os centríolos iniciam sua conexão com ele. Dois fios do cromossomo se ligam na parte central do centrômero. Anáfase:A divisão começa com os cromossomos migrando para lados opostos da célula, metade vai para um lado e a outra metade vai para o outro. Telófase: A célula se