“Definindo turismo: perspectivas econômicas e contribuições das ciências sociais para a compreensão do fenômeno turístico”.
“Definindo turismo: perspectivas econômicas e contribuições das Ciências Sociais para a compreensão do fenômeno turístico”.
Profª. Ms. Karen Tôrres C. Lafetá de Almeida
O texto supracitado aborda a definição de turismo e suas diversas alterações ao decorrer dos anos. Após muitas discussões o turismo foi definido e cada vez mais tem se tornado uma atividade de grande importância social e econômica. Com o advento da globalização o turismo tem sido grande auxiliador no turismo de negócios, turismo de lazer e todas as outras suas modalidades. O turismo movimenta milhões de pessoas e é um importante fenômeno econômico. O turismo é uma coordenação de vários tipos de atividades, o serviço estabelecido pelo turismo é de supra importância, para tanto o turismo precisa de pessoal qualificado para atender as necessidades do cliente. O turismo abrange um grande público e diferenciado, as viagens cada vez mais comuns entre todas as classes sociais, viagens culturais, segmento de eventos e negócios são importantes opções para o mercado pois geram renda, empregos e promoção de inclusão social. O turismo tem sido uma alavanca para a economia em muitas regiões, o turismo de eventos, por exemplo, traz para as regiões uma movimentação da economia local. O investimento no turismo e no capital intelectual envolvido nele é necessário e importante para que o crescimento, tal almejado, seja realidade e acompanhe as diversas alterações ocorridas no cenário internacional. A importância das atividades turísticas é relevante e as ações governamentais direcionam para grandes investimentos no setor, uma vez que, a fatia do mercado na área turística é relevante para as ações de mercado e merecem a atenção de todas as esferas de