Definindo Invoca O
Henrique Francisco da Silva
INOVAÇÃO
Processos de Inovação
São Paulo
2015
Definindo Invocação
Inovar é encontrar soluções para pequenos ou grandes problemas. Não significa necessariamente “inventar a roda” ou ter uma ideia que cinco milhões de dólares a cada semana. Significa quebrar padrões. Encontrar novas maneiras de fazer algo que já é feito há muito tempo, sempre do mesmo jeito. É resolver problemas ou se antecipar a eles. É cuidar para que as organizações permaneçam competitivas, os negócios permaneçam vivos e o planeta mais sustentável.
Principais Tipos de Inovação
Nem todas as inovações são iguais. Nem todas são tão novas, originais e causam tamanho impacto. Nesse sentido, em relação à intensidade, existem dois tipos de inovação: a inovação incremental e a inovação radical.
A inovação incremental (ou cosmética) está associada à redução de custos e melhorias dos produtos e serviços existentes. A inovação incremental trata da otimização do negócio (produto ou serviço) já existente.
Por outro lado, a inovação radical (ou conceitual) trata de novos negócios baseados em novas ideias e tecnologias que transformem a economia do negócio, criando transformações significativas em produtos, processos e serviços que mudam os mercados e indústrias existentes ou criam outros absolutamente novos.
A inovação incremental normalmente não é um problema para as empresas como o é a inovação radical. A inovação radical transforma as regras do jogo, relacionamento com fornecedores, distribuidores e clientes, reestrutura a economia de determinados mercados, aposenta produtos vigentes e eventualmente cria categorias inteiramente novas de produtos, provendo base para o crescimento de longo prazo.
Definindo Processos de Inovação
O modelo que Roberts (1984) desenvolveu para criar e aplicar a inovação tecnológica Baseia-se no fluxo de informações vindas do ambiente interno ou externo da organização. A conexão dessas