definicao de ativo
Ativo compreende os bens, os direitos e as demais aplicações de recursos controlados pela entidade, capazes de gerar benefícios econômicos futuros, originados de eventos ocorridos.
2.2-Critérios de avaliação do ativo:
Para a avaliação do ativo são utilizados os seguintes itens:
Valores de Entrada:
- Custo histórico (original): é representado pelo sacrifício financeiro no momento da sua aquisição.
-Custo histórico (original) corrigido: é o custo histórico corrigido pela variação do poder aquisitivo da moeda, utilizado em países hiper-inflacionários, reconhecido e indicado p/IASB e ONU e quando a inflação é baixa tende-se a se afastar da verdade setorial.
- Custo Corrente: é Quanto valem os insumos para a produção de um bem numa determinada data (em estado de novo ou usado) .
-Custo Original corrigido no estado em que se encontra: é valor residual do bem corrigido pela inflação.
-Custo de reposição corrigido: é o custo de reposição em tempo zero e corrigido pela variação do poder aquisitivo da moeda para tempo um. Este valor normalmente será diferente do custo de reposição no tempo um.
Valor de saída:
-Valores descontados das entradas líquidas de caixa futuram: é o valor presente de um fluxo de caixa futuro, para um determinado ativo.
-Preços correntes de venda: é Quanto a entidade pode conseguir através da venda dos seus ativos, abatido as respectivas despesas das vendas. Não se aplica a todos os ativos, sendo mais indicado para a avaliação dos estoques.
-Equivalentes correntes de caixa: é o montante de caixa que poderia ser obtido com a venda de cada ativo em condições organizadas de liquidação num mercado estável.Não consegue exprimir valores para itens que não possuem cotações correntes no mercado (ex.: equipamentos especializados)
-Valores em liquidação: é o montante de caixa que poderá ser obtido com a venda forçada dos ativos, numa situação de obsolescência do ativo ou descontinuidade da empresa.
- Ativo intangível: