DEFINI O DE PSICOLOGIA
- A psicologia contribui com a educação da seguinte forma:
Ela é entendida como a ciência do comportamento, considerando-se como comportamento toda e qualquer manifestação de um organismo vivo, como = andar, falar, correr, gritar, estudar, aprender, esquecer, gostar, odiar, amar, trabalhar e brincar.
O papel do psicólogo é compreender o comportamento do ser humano, verificar os fatores que levam a pessoa a se comportar desta ou daquela maneira. Quando ele consegue compreender e explicar tal comportamento, ele pode agir e ajudar a pessoa a se conhecer melhor. Este profissional, pode atuar no campo da medicina, na área da industria e na área da educação. Dois aspectos que merecem a sua atenção:
1º- aspecto o estudo das diversas fases do desenvolvimento do ser humano;
2º- aspecto o estudo da aprendizagem e das condições que a tornam mais eficiente e mais fácil para o aluno.
A contribuição da psicologia para a educação é fornecer subsídios para desenvolvimento e elaboração do planejamento Curricular da Escola, nas várias modalidades de ensino, tais como:
- na Educação infantil;
- no Ensino Básico Fundamental, da 1ª á 8ª série;
- no Ensino Médio;
- na EJA;
- na Educação Especial;
- na Educação Inclusiva.
Permitindo uma maior compreensão e conhecimento acerca das diversas fases do desenvolvimento do ser humano, e um melhor entendimento sobre a aprendizagem e das condições que a torna mais eficiente e fácil de ser assimilada, compreendida.
Na Educação Infantil, ajuda no planejamento e na dinâmica das atividades infantis a serem desenvolvidas e permite o conhecimento e a compreensão do desenvolvimento da criança nas diferentes fases =
1. na fase sensório-motora que é a fase da formação da inteligência prática, se refere á manipulação de objetos, á percepção e movimentos. A criança precisa expandir seus movimentos, explorando seu corpo e o espaço físico de forma a ter um desenvolvimento sadio.;
2. na fase sócio-afetiva compreender