fenix
Bentinho é o principal e unico narrador, formou-se em direito sendo advogado estudou para ter poder persuasivo.
Como revelam muitas passagens do livro tem imaginação muito fertil.
Não dá chance de resposta a acusada, Capitu.
No capítulo XL o próprio Casmurro reconhece que "a imaginação foi a companheira de tôda a minha existência" que ele tinha lido em Tácito, que as éguas íberas concebiam pelo vento...
No capítulo CVII pode se notar que ele a tinha ciúmes ate do mar que Capitu contemplava.
E numa série de outros episódios, nos é mostrado o ciúme doentio de Bentinho.
Nome de Bentinho é Bento Santiago. Ele é Sant - Iago. Iago é o personagem de Shakespeare que induz Otelo ao ciúmes doentio que o leva a matar Desdêmona (que é inocente). Bentinho é seu próprio Iago.
Por que Sancha (mulher de Escobar) não viu essa semelhança? Se segundo o narrador era tão evidente
A Capitu foi mandada embora por Bentinho para a Suíça, a iniciativa não foi dela. Um ato louco de seu ciumes de tudo e todos.
Escobar e Capitu brincaram diversas vezes afirmando que Capituzinha e Ezequiel iriam namorar quando adultos. Tal brincadeira não seria feita por ambos em caso de uma mera duvida sobre a paternidade de Ezequiel. Apesar do jeito dissimulado Capitu sempre falou verdades pra Bento.
No livro Capitu é dita como independete e livre assim sendo seria facil contar a verdade depois de ser mandada para Euroupa.
Nós tendemos a acreditar que Capitu traiu Bentinho porque ela é de classe baixa e ele não, e nós fomos treinados a acreditar que os únicos que tem honra e direitos são os "mais favorecidos" e automaticamente acusamos a moça só porque ela é pobre.
Um pensamento machista dizer que só porque a moça era Inteligente, prática, personalidade forte e marcante seria capaz de trair seu marido.