Bio 2
Todos os seres vivos são feitos de estruturas microscópicas, conhecidas como células.A célula é a menor unidade estrutural de um ser vivo, capaz de existir de maneira independente e se reproduzir.
Foi descoberta em 1665 pelo inglês Robert Hooke. O cientista utilizou o termo célula para designar as pequenas cavidades de um pedaço de cortiça – tecido vegetal morto – observadas por ele com um microscópio. Os microscópios de maior resolução permitiram novos avanços no estudo das células: entre 1838 e 1839, o botânico Matthias J. Schleiden e o fisiologista Theodor Schwann concluem que tanto os animais quanto os vegetais são constituídos por células.
Alguns organismos, como as bactérias e amebas, são unicelulares, isto é, consistem apenas de uma única célula. Mas a maioria dos organismos, incluindo humanos, são feitos de bilhões de células, ou seja, são pluricelulares.
Estrutura das células
A forma da célula
A forma da célula é extremamente variada e depende dos seguintes fatores: tensão superficial, viscosidade do citoplasma, ação mecânica das células vizinhas e adaptação funcional.
Tensão superficial: Células isoladas e imersas em meio líquido geralmente adquirem a forma esférica.O fato se deve às forças da tensão superficial que se exercem na membrana plasmática.
Viscosidade do citoplasma: É evidente que, quanto mais viscoso for o citoplasma, mais estável será a forma da célula.
Ação mecânica das células vizinhas: Quando as células estão agrupadas, formando tecidos, geralmente adquirem forma poliedrica, devido às pressões recíprocas.
Adaptação funcional: A forma da célula pode ser uma adaptação à função que ela exerce. Assim, os neurônios apresentam um longo prolongamento, chamado axônio, relacionado com a condução do estímulo nervoso. As células musculares são alongadas, adaptando-se às contrações dos músculos.
O tamanho da célula
Geralmente as células têm um tamanho inferior ao poder de resolução do olho humano, daí elas só terem sido observadas após