Trabalho De Bio 2
E. E Padre João
Greiner
Aluna : Lissa de
Oliveira
N°
18
3° ano C
Noturno
Os organismos trocam continuamente materiais e energia:
Também, se bem se lembram, as plantas obtêm energia diretamente do sol,através da fotossíntese e os animais obtêm-na a partir das plantas e dos animais de que se alimentam.
Nos ecossistemas, a matéria circula dos produtores para os consumidores e regressa ao solo, sob a forma de matéria mineral (por ação dos decompositores), ficando assim novamente disponível para os produtores. Diz-se por isto que se acaba de descrever que a matéria circula nos ecossistemas de maneira cíclica e contínua (pois esta constantemente a renovar-se), ao contrário do que acontece com o fluxo de energia.
Através da mesma pode-se dizer que o ciclo da matéria desenvolve-se em quatro etapas
1) Da matéria mineral para orgânica → a matéria mineral existente no subsolo é transformada no processo da fotossíntese dos seres autotróficos juntamente com os seus outros componentes
(água, dióxido de carbono e com recurso à energia solar) em matéria orgânica (e energia
2) Do ser autotrófico para os consumidores → no entanto, pode acontecer, esse organismo fazer parte da cadeia alimentar de outro indivíduo (o consumidor ou heterotrófico) Nesse caso, a matéria orgânica é transferida total ou parcialmente para esse organismo, e para os que se sucederem conforme os níveis da cadeia alimentar.
3) Dos autotróficos/heterotróficos para os decompositores → quando esse indivíduo morre, o seu cadáver sofre uma série de transformações no solo, levadas a cabo pelos decompositores (fungos e bactérias). 4) Da matéria orgânica para mineral → o organismo entra em decomposição e a matéria renova-se assim, passando de matéria orgânica para matéria mineral no solo, pronta para iniciar um novo ciclo outra vez. Daí se designar cíclico e contínuo, como já se referiu anteriormente. http://filipedebarros.wordpress.com/ta