BIOS
Manual sobre BIOS
Faculdade Pitágoras
Campus Divinópolis
Trabalho de
Informática e Sociedade
Curso: Sistemas de Informação
Período: 2º
Professor: Roberto
Alunos:
-Bruno Tavares
-Guilherme Melo
-Letícia Marielle Vaz
-Maraline Borges
-Thales Augusto
Sumário:
Curiosidade 3
Curiosidade:
Só pra descontrair:
Muitas vezes escutamos falar de BIOS e até ouvíamos uma brincadeira dos técnicos de informática dizem que um problema que dava nos computadores serem de BIOS. Isso era uma crítica que se fazia quando o PC pifava por causa do uso errados dos programas por parte de usuário. BIOS era: "Bicho Idiota Operando Sistema", tinha várias coisas do tipo.
O que é BIOS?
O BIOS ("Basic Input/OutputSystem") é o sistema de ativação de entradas e saídas, ou seja, é o programa básico do computador, encarregado de ativar seus recursos como mouse, teclado, monitor, memória, HD e disquete. É gravado em memória ROM pois, logo que se liga o computador o microprocessador ainda não pode dispor de seus recursos básicos, assim o BIOS é gravado em memória permanente e programado em código de máquina, de modo a inicializar o computador, sem depender de qualquer outro programa. Para manter as configurações da BIOS, uma bateria de níquel-cádmio ou de lítio é usada. Portanto, mesmo com o computador desligado, o relógio e as configurações de hardware são mantidos ativos. Assim, ao ligar o computador o BIOS executa o auto teste inicial do sistema.
Todo computador do tipo desktop e laptop de propósito geral contém um microprocessador como unidade central de processamento. O microprocessador é um componente de hardware. Para fazer seu trabalho, o microprocessador executa um conjunto de instruções conhecido como software. o sistema operacional