Bio 2
I-EXTRAÇÃO DO AMIDO
Foi feito o procedimento com uma quantia nao específica de batata raspada por uma lâmina de vidro e transferido para um béquer de 100ml. Adicionou 50ml de água destilada, onde foi agitado vigorosamente com um bastão de vidro, foi então, filtrado o material ultilizando uma gaze,recolhendo o filtrado em um béquer de 150ml e espremeu delicadamente a gaze. Depois de aproximadamente 10min o amido encontrava se no fundo do béquer e foi retirado o excesso de água que fica por cima da solução.
II-PREPARO DA SOLUÇÃO DE AMIDO
Depois que o amido foi separado, foi levado ao aquecimento adicionando 50ml de água destilada quente, fazendo de certa forma um cozimento do amido, ate que chegasse ao ponto de obtermos ua soluçao opalescente. ultilizou essa solução para as reações de caracterização e precipitação.
III-REAÇÕES DE CARACTERIZAÇÃO DO AMIDO
REAÇÃO COM IODO
Foram separados 2ml de solução de amido, preparada no experimento anterior em um tubo de ensaio e adicionou se 3 gotas de lugol que entrando em contato com a solução de amido ficou uma cor azul intenso. Ao aquecer direto na chama foi notada em poucos minutos a coma do lugol. Após o resfriamento em água corrente foi observada a cor azul intesa novamente.
REAÇÃO DE MOLISCH
Em um tubo de ensaio foi adicionado 2ml de solução de amido e adicionou se 3 gotas do reativo de molish e foi misturado observando uma cor amarelada. Após a inclinação do tubo deixando escorrer 2ml de ácido sulfúrico concentrado, foi notado que na interfase as soluçoes ficaram desassociadas não se misturando.
PRECIPITAÇÃO COM SOLUÇÃO SALINAS
Em um tubo de ensaio foram colocados 5ml de solução de amido com 5ml de solução de sulfato de amônio após a agitaçao a mistura ficou em repouso por 10 minutos. Foi então filtrado para poder assim analisar separadamente tanto o líquido filtrado quanto o produto que ficou no filtro.
PRECIPITAÇÃO COM ÁLCOOL ETÍLICO
Em um tubo de ensaio foram separados 5ml da solução de