Ficha de Leitura
DISCIPLINA DE PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL
FICHA DE LEITURA
PSICANÁLISE
Lajeado, 29 de agosto de 2011.
FICHA DE LEITURA
Nome do autor: A. M. F. Bock
Título: A psicanálise
Livro: Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia
Editora: Saraiva
Local e Data: São Paulo, 2001
RESUMO
O médico Sigmundo Freud foi o responsável pela criação da psicanálise. A psicanálise criada por Freud surgiu a partir das investigações científicas realizadas pelo mesmo sobre os sonhos, as fantasias, os esquecimentos e a interioridade humana.
Freud inicialmente em seus atendimentos clínicos utilizava-se da hipnose para tratar distúrbios nervosos. Esse método possibilita a visualização da origem dos sintomas físicos, mas nem todos os pacientes se disponibilizavam a participar desse tipo de atendimento.
Dessa forma, Freud foi modificando essa técnica e desenvolveu a técnica da concentração. A técnica da concentração consistia na conversação normal com o paciente, mas sem perguntas, buscando observar as manifestações do indivíduo durante a conversa. Através dessa prática sem perguntas, Freud observou que os pacientes apresentam algumas reações como embaraçamento, vergonha, entre outras. Freud denominou essas formas de reação como resistência. Já de repressão denominou o processo psíquico que encobre o sentimento ou a idéia que está na origem do sintoma.
O termo psicanálise apresenta três usos, pode-se referir-se a uma teoria, a um método de investigação e a uma prática profissional. No contexto de teoria defini-se como o conjunto de conhecimentos da vida psíquica. Referindo-se ao método de investigação possui como característica a interpretação, ou seja, busca entender o significado oculto de ações, palavras e frutos do imaginário. Já como prática profissional busca realizar o autoconhecimento ou a cura através de psicoterapias, orientações, aconselhamentos, etc.
Freud foi o responsável