A evolução da ciência Psicologia
PSICOLOGIA E HISTORIA
Para compreendermos um assunto à fundo, precisamos conhecer a sua história para entender como e porque ele tem a atual forma. E na Psicologia, a história começa na Grécia Antiga, antes da época de Cristo.
A PSICOLOGIA ENTRE OS GREGOS: OS PRIMÓRDIOS
Para a sustentação das Pólis, era necessário um grande numero de riquezas, e para obtê-las os gregos se lançaram a conquista de outros povos. A maior riqueza obtida nessas conquistas gregas foi a mão-de-obra escrava, que constituiu a base do trabalho na Pólis, permitindo aos cidadãos ocupar-se de assuntos do espirito. Foi nesta situação que surgiram as primeiras tentativas de definir uma Psicologia. Três filósofos se destacaram: Sócrates, Platão e Aristóteles. Sócrates defendia a Razão, que se tornou uma das base das teorias da consciência, Platão defendia a imortalidade da alma e sua separação do corpo em contrapartida a Aristóteles, que pregava a mortalidade da alma e sua homogeneidade com o corpo.
A PSICOLOGIA NO IMPÉRIO ROMANO E NA IDADE MÉDIA
Foi na época do poderoso Império Romano que surgiu o Cristianismo, que expandiu-se e firmou-se rapidamente, mesmo após o fim do Império Romano. Na Idade Media, o poder politico, econômico e cultural tinha imensa participação da Igreja, por isso os estudos feitos nessa época estão intimamente ligados a religião. Santo Agostinho assim como Platão, dividia alma e corpo, mas afirmava também que a alma era uma manifestação divina do homem, era o elo de ligação entre homem e deus. São Tomás de Aquino, baseando-se em alguns conceitos de Aristóteles, defendia a ideia de que somente Deus seria capaz de unir a essência com a existência, só buscando Deus que o homem conseguiria atingir a perfeição.
A PSICOLOGIA NO RENASCIMENTO
No Renascimento o mundo conhecido pelos europeus sofreu grandes mudanças. Grandes transformações nas Artes, como “A Divina Comedia” de Dante Alighieri, e nas Ciências, como o