Defina antecipadamente suas metas
Deixe os colaboradores saberem o que ganharão se atingirem as metas que foram estabelecidas em comum acordo. Os gerentes inteligentes sabem que a busca da excelência, mesmo aumentando os custos, alimenta a motivação em todos os níveis.
Quando os colaboradores completarem uma tarefa e atingirem o padrão de desempenho que você estabeleceu, recompense-os imediatamente, nunca prometa nada que não possa cumprir. Frustrações deixam a equipe desconfiada e achando que você não acredita em sua capacidade de execução.
É preciso tratar as recompensas como meros instrumentos de reconhecimento, e não como a razão que justifica o trabalho. Não esqueça que existem pessoas por trás dos números de desempenho. Se você quiser premiar um funcionário de telemarketing, uma boa idéia pode ser um final de semana com hospedagens e refeições pagas.
Aumente a autonomia: Dar autonomia significa confiar na capacidade de tomar decisões, e traz um maior senso de responsabilidade.
Aumente a visibilidade dentro da organização: Envie uma e-mail ou memorando geral com elogios reforçando o que ele fez de positivo. Se a verba permitir, ofereça prêmios extras para quem se destacar.
Coloque o sucesso na vitrine: Divulgar a ação de um funcionário é uma demonstração especial de reconhecimento.
Sempre espere o melhor dos colaboradores
É natural que os gerentes criem expectativas em relação à equipe, nossas expectativas estão ligadas à produtividade, à lucratividade e, à motivação no trabalho.
A performance é uma questão de expectativa. Quando se tem a esperança de algum desempenho excepcional, isso acaba influenciando o comportamento da chefia. Se você não espera muito, a pessoa perceberá isso naturalmente sentirá diminuir seu entusiasmo, o nível expectativa afeta diretamente o desejo, a vontade de dar o melhor de si.
Consiga o que você pediu: Se você demonstrar que acredita na capacidade delas e, também, é claro se as