Deficiência
Desde os tempos antigos, o homem apresenta uma dificuldade em aceitar questões que vão além de seu conhecimento e aceitação como normal. Por isso ao longo do tempo as pessoas com algum tipo de deficiência sempre foram excluídas discriminadas e até sacrificadas por serem considerados impuros. Mas o tempo passou e assim trouxe os avanços da medicina e das tecnologias ciências que trouxeram novos conhecimentos para se entender e aceitar as diferenças das pessoas.
Temos hoje novos rumos com a questão da inclusão social que é inserir as pessoas com deficiências na vida social, política e econômica da nossa sociedade. E também com a legislação brasileira que garante os direitos da pessoa com deficiência; como a inclusão nas escolas regulares, verbas para programas sociais, mais acessibilidade a lugares públicos e privados, seu direitos ao trabalho público e privado. E principalmente mais campanhas para que haja uma mudança na visão da sociedade porque ai sim a inclusão social dessas pessoas vai ser uma realidade.
2 DEFICIÊNCIA
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima-se que 14,5% dos brasileiros tenham algum tipo de deficiência. E para que consigam viver com autonomia é preciso derrubar muitas barreiras físicas como a falta de rampas ainda em vários locais, com a falta de portas largas para que se consiga passar com cadeiras de rodas em qualquer local público, a falta de elevadores com controles em Braille, e Barreiras físicas, como degraus, desníveis nas ruas, portas estreitas demais para cadeiras de rodas, elevadores sem controles em Braille, ônibus os desníveis nas ruas e calçadas. As pessoas com deficiências sempre foram excluídas e discriminadas pela sociedade, por terem limitações em suas atividades diárias. A maior dificuldade é o preconceito. Mas o Brasil tem uma legislação própria para garantir o direito dos cidadãos com algum tipo de deficiência, como por exemplo, o Decreto Federal n° 3.298/99 (Brasil, 1999) no seu artigo 3° considera-