deficiência intelectual
Nelson Renato da cruz Paim
Curso de Pós-Graduação em Educação Especial
Universidade dom Bosco/Portal Educação
A Deficiência Intelectual(DI), também conhecida por "atraso cognitivo", é um tipo de desordem psíquica em que o indivíduo apresenta visíveis dificuldades e limitações no processo de aprendizado. Sendo resultado de um vasto e variado complexo de quadros clínicos que, em comum, afetam a capacidade do cérebro de receber e processar informações. Fato este que pode tornar bastante problemático o processo de ensinoaprendizagem se levarmos em conta que o aprendizado para um aluno pode não ser tão rápido ou mesmo fácil quanto para outro. Sendo que as limitações impostas pela deficiência, sabe-se hoje, dependem muito do desenvolvimento do indivíduo nas relações sociais, suas vivências e aprendizados, variando bastante de uma criança para outra.
Mas, via de regra a Deficiência Intelectual é determinada utilizando-se de dois critérios gerais, ainda que o diagnóstico com segurança somente possa ser feito por uma equipe multiprofissional. 1. A capacidade ou limites do cérebro do indivíduo de aprender, pensar e resolver problemas, e encontrar sentido no mundo, possuindo plena noção do que o rodeia.
2. A competência ou falta desta para viver com autonomia e independência na comunidade em que se insere (a esta competência também chamamos
"comportamento adaptativo" ou "funcionamento adaptativo").
Sendo também indicado averiguar se não existem outras limitações adaptativas associadas. De uma maneira geral, a Deficiência Intelectual traz maiores dificuldades para que a criança interprete conteúdos abstratos. Isto exige estratégias diferenciadas da parte do professor, que diversifica os modos de exposição nas aulas, relacionando os conteúdos curriculares a situações do cotidiano, e mostrando exemplos concretos para ilustrar ideias mais complexas.
Para que este processo ocorra de maneira satisfatória são necessários alguns