Deficiência Física – Motora
O presente trabalho aborda “Deficiência Física – Motora”. A deficiência física – motora é uma característica dos problemas que ocorrem no cérebro ou sistema locomotor, e levam a um mau funcionamento ou paralisia dos membros inferiores e/ou superiores.
Com o advento da inclusão, estamos vivendo uma nova era, onde pessoas portadoras de necessidades especiais, estão deixando de ser invisíveis para a sociedade e se tornando gradativamente visíveis. As escolas ainda não se adaptaram completamente e como todo processo educacional, também este anda na marcha lenta. O trabalho explica como conviver com estas pessoas. A valorização das particularidades dos deficientes, o atendimento a todos na escola, a incorporação da diversidade sem nenhum tipo de distinção, tem sido o foco de muitas discussões entre os educadores. O trabalho descreve as causas, os tipos e como tratar as pessoas com deficiência física – motor.
Objectivos
Gerais
Descrever a deficiência física – motora;
Identificar e compreender as principais características dos diversos tipos de deficiência física – motora.
Específicos
Reconhecer as necessidades específicas dos alunos, decorrentes dos diferentes graus de deficiência física – motora;
Explicar diferentes tipos da deficiência física – motora;
Conhecer os cuidados que os professores devem ter com os deficientes físico – motor.
Metodologia
Para edificação deste trabalho usaram se os seguintes métodos:
Pesquisa bibliográfica, isto é, consultou-se manuais que abordam sobre o tema;
Internet.
1. Deficiência Física – Motora
As crianças podem apresentar dificuldades que reduzem a capacidade de aprendizagem ou qualidade que entram em conflito com a velocidade do tempo escolar.
No entanto, vamos privilegiar neste tema a abordagem das principais dificuldades que influem no seu desenvolvimento e aprendizagem.
1.1. Conceito
A Declaração dos Direitos das Pessoas