Defeitos e Análises de Pavimentos Asfálticos
#Escalonamento ou degrau nas juntas: desnível vertical entre duas placas na região das juntas, criando degrau. Em juntas longitudinais é o desnível entre as duas faixas de tráfego. Ocorre também no encontro entre pavimento rígido e flexível. - falha na transferência de cargas na junta, deficiência do suporte da fundação na região da junta, bombeamento de finos do subleito, tráfego acima do previsto (nas juntas longitudinais), falta de junta especial adequada (encontro entre pavimentos rígidos e flexíveis).
#Fissuras de canto: geralmente atinge toda a espessura da placa, intercepta as juntas a uma distância menor que a metade do comprimento das bordas ou juntas do pavimento. - falha localizada da fundação, falha na transferência de carga através da junta aliado a solicitações não previstas.
#Fissuras transversais: perpendiculares ao eixo central e se propagam em toda profundidade da placa, ocorrem em posição intermediária ou próxima às juntas transversais. - retração do concreto (hidráulica ou por secagem), atraso na execução das juntas, profundidade inadequada do corte das juntas, cura deficiente, subdimensionamento da espessura aliado a solicitações não previstas.
#Fissuras longitudinais: paralelas ao eixo central, atingem toda a espessura da placa. - perda de suporte da fundação, falha na compactação ou na drenagem, fadiga acelerada do concreto, processos construtivos em etapas diferentes (defeito nas juntas de construção causa fissuras longitudinais que facilitam a entrada de água no pavimento), rastejamento (aterro está se deslocando, solos colapsíveis), subdimensionamento da espessura aliado a solicitações não previstas.
#Fissuras Diagonais: similares às fissuras de canto, porém tem início a uma distância maior do que 1,8m entre a junta transversal e longitudinal. - fadiga do material que sofre retração plástica, cura deficiente, profundidade inadequada do corte das juntas, atraso na execução das juntas,