Defeitos podem se desenvolver no crescimento da rvore
É um processo lento e varia de acordo com a madeira que é submergida e em que tipo de água esta submersa, por ex: salgada, doce ou agua sulfurosa (com maior teor de enxofre), etc... . Uma madeira como o pinus, por exemplo, apodrecerá mais rápido que a aroeira que é uma madeira bem mais resistente; já se a madeira passar por um processo de tratamento adequado ela levará mais tempo para ser corroída, mas acabará com certeza apodrecendo com o tempo. Em todos os exemplos mencionados são anos que a madeira leva para apodrecer que variam de acordo com a rusticidade de cada uma, ou seja, quanto mais dura mais resistente.
O que apodrece mesmo a madeira são os microrganismos, fungos e bactérias que se alimenta da madeira que fica parte submersa e parte em região seca.
DEFEITOS DA MADEIRA
Defeitos podem se desenvolver no crescimento da árvore, no corte ou na própria aplicação, onde a madeira, muitas vezes, permanece exposta às ações do tempo.
Conheça os principais defeitos que podem existir na madeira.
NÓS
nós firmes
nos solto
Na região dos nós, as fibras longitudinais da madeira se inclinam e reduzem a resistência à tração da peça. Durante o corte da madeira, os nós podem se desprender da madeira, resultando em buracos
EMPENAMENTO
Deformações nas peças de madeira ocasionadas pela exposição ao calor e umidade
FENDAS Troncos com a presença de fendas
GRETAS
Tensões internas, ocasionadas pelo crescimento lateral da árvore, ou externas, ocasionadas por ações do vento. Elas desenvolvem falhas no interior da peça e os anéis se separam.