Decoração
Tendências:
Embora não existam modelos certos e errados, mas sim tapetes clássicos e contemporâneos, a verdade é que também estas peças decorativas são alvo das tendências e as atuais apontam para:
Tapetes de feltro
Tapetes produzidos com materiais naturais
Tapetes com texturas profundas e apelativas ao toque (de pés e mãos)
Cores sóbrias, mas padrões vivos (geométricos e tradicionais)
Tapetes com formatos irregulares
Tapetes com fibras acetinadas para um brilho espectacular vindo do chão
Tapetes de sisal (com novas texturas, padrões e bordas coloridas)
Tapetes finos
Menos uso dos tapetes com pêlo e/ou despenteados
Além do Bege
Quando as opções dos tapetes eram limitados ao bege básico, os designers os tratavam como nada mais do que um fundo neutro para a mobília dos quartos. Agora, com inúmeras texturas, padrões e cores disponíveis, o tapete emerge como o foco em alguns projetos de decoração.
Não que a necessidade de tapete neutro tenha desaparecido; ela ainda existe. Berbere é ainda uma escolha popular. Mas, ao contrário dos berberes simples do início de 1990, as versões de hoje têm mais textura e padrão.
Cor e textura
A grande mudança nos novos produtos é no sentido de cor em camadas e textura macia em tapetes. Uma combinação de textura e padrão sempre será popular porque minimiza manchas. A outra vantagem é que a cor e a textura oferecem um estilo mais distinto e moderno.
Estes novos produtos estão mudando a percepção do público de que tapetes servem apenas como um fundo para mostrar outras mobílias e fazendo com que seja observada a possibilidade de que o próprio tapete pode se tornar um foco no projeto.
Como o tapete contribui dentro e fora de casa
Limpando o Ar
Asma e alergias: Apesar da sociedade normalmente não associar tapete com melhoria na qualidade do ar interno, ele tem uma função positiva. A gravidade faz com que impurezas do ar, como poeira, pólen e micro-organismos