Declividades de bacias
CURSO DE ENGENHARIA CÍVIL
2º RELATÓRIO DA PRÁTICA DE HIDRLÓGIA
MICAEL BEZERRA CAVALCANTE 11/ABRIL DE 2013
1.0 INTRODUÇÃO
Bacia hidrográfica é uma área onde ocorre a drenagem da água das precipitações para um determinado curso de água (geralmente um rio). Essa área é limitada por um divisor de águas que a separa das bacias adjacentes e que pode ser determinado nas cartas topográficas. As águas superficiais, originárias de qualquer ponto da área delimitada pelo divisor, saem da bacia passando pela seção definida e a água que precipita fora da área da bacia não contribui para o escoamento na seção considerada.
A formação da bacia hidrográfica dá-se através dos desníveis dos terrenos que orientam os cursos da água, sempre das áreas mais altas para as mais baixas. Logo, uma bacia hidrográfica é formada por um rio principal (ás vezes dois ou três) e um conjunto de afluentes que deságuam neste rio principal.
2.0 OBJETIVOS
O objetivo geral da presente aula prática é empregar os conhecimentos teóricos já apresentados para a determinação de parâmetros físicos e morfológicos de uma bacia hidrográfica real do nosso Estado.
Para agilizar o procedimento operacional, são fornecidos os principais dados necessários à determinação dos parâmetros, relativos a uma bacia hidrográfica real, correspondente a um riacho afluente pela margem direita do Rio Carás, situado na microrregião de Juazeiro do Norte, no Estado do Ceará.
A seção exutória da bacia situa-se nas seguintes coordenadas:
7° 9’57” – Latitude Sul
39° 16’40”- Longitude Oeste
Os objetivos específicos desta prática são:
1) Determinação do Fator de Forma da bacia;
2) Determinação do Coeficiente de Compacidade da bacia;
3) Determinação da Densidade de Drenagem;
4) Determinação da Extensão Média do Escoamento Superficial
5) Determinação da Sinuosidade do Curso d`Água
6) Determinação da declividade média da Bacia
7) Elaboração da curva