declinio de feudalismo
Resenha
Dobb, Maurice Herbert. O Declínio do Feudalismo e o Crescimento das Cidades. In: A Evolução do Capitalismo. São Paulo: Abril Cultura, 1983. 25-59.
Maurice Herbert Dobb é um economista marxista britânico foi um dos primeiros economistas a reconhecerem e teorizarem sobre a relevância dos efeitos externos no Mercado nasceu em Londres, para o mesmo o desafio central da Economia para os socialistas era explicar as relações de produção e investimento em seus aspectos dinâmicos. Ele classificou três grandes vantagens da economia planificada: prévia coordenação, efeitos externos e variáveis do planejamento.
O autor Dobb tratar neste capitulo sobre como se deu o declínio do feudalismo que para o mesmo foi por motivos endógenos, e apresenta possíveis motivos para explicar o crescimento das cidades, no inicio do capitulo o autor afirma que a definição do termo feudalismo esta baseado na relação entre o produto direto e o seu senhor e na relação socioeconômico que faz a ligação entre os dois, ou seja, o feudalismo é caracterizado como um “modo de produção”.
Dobb mostro em que ponto o capitalismo é oposto à servidão, no capitalismo a relação entre o dono dos meios de produção e feita pela forma de pagamento de salario e esses empregados podem ser dispensado em curto prazo, o contratador esta ligado ao empregador por meio de um contrato de serviço, isso possibilita a essas possam troca de patrão quando conveniente, ao contrario da servidão, pois o servo é um produto associado aos meios de produção como se fosse uma coisa só. Na produção do sistema feudal tudo que era produzindo seria para supri a necessidade domiciliar ou da aldeia em conjunto.
No que se referir ao crescimento das sociedades comerciais o autor fala que esse fator foi de muita importância para a queda do feudalismo, esse seria um fator externo, no entanto a autor discorda que o crescimento do comercio foi a principal causa da queda do feudalismo, o mesmo