Declaração Universal de Direitos Humanos
Quando as crianças nascem, são livres e todas devem ser tratadas da mesma maneira. São dotadas de razão e de consciência e devem agir uns e outros amigavelmente.
Atividade Pedagógica
Revelação dos auto-retratosSobre uma grande folha de papel desenhe a silhueta de cada aluno (a melhor forma de fazer é colocando a criança deitada). Seguidamente, mande-a pintar seu retrato e escrever em uma etiqueta, que mais tarde prenderá ao papel, as suas características pessoais e físicas (nome, altura, peso, o que gostaria mais de aprender ou de fazer na escola, etc.). Estes retratos serão expostos na parede de forma a permitir aos alunos um melhor conhecimento mútuo e de si próprios.
Áreas de linguagem: Português e Artes
Tema transversal: Ética e cidadania Artigo 2º
Os direitos enunciados na Declaração são para: homem e mulher qualquer que seja a cor da pele qualquer que seja a língua qualquer que sejam as idéiasqualquer que seja a fortuna qualquer que seja o meio social qualquer que seja o país de origem
Não importa também que o teu país seja independente ou não. Atividade Pedagógica
Os habitantes da Lua
Fale com os alunos sobre os "habitantes da lua", do seu vestuário, dos seus animais de estimação, etc. Encoraje as crianças a descobrirem as partes comuns entre eles e detalhadamente para tomar a descrição. Recorrer a trabalhos manuais ou a qualquer forma de expressão que pareça adequada. Seguidamente regressa-se à Terra, repetindo o exercício para os "habitantes da terra, do mar, do céu e da floresta". Faça o mesmo com os habitantes de outros países.
Área de linguagem: Português e Artes
Área de ciências: Biológicas
Área de conhecimento: História e Geografia
Temas transversais: Ética e Cidadania Artigo 3º
Tens o direito de viver, livre e em segurança.
A paz e o direito a vida
A Declaração Universal dos Direito do Homem foi escrita em resposta à terrível tragédia da II Guerra Mundial. A este respeito, o art.3º enuncia claramente que