Músculos
Tríceps do braço ou tríceps braquial : Este grupamento muscular faz a extensão do antebraço, sendo composto pelas cabeças longa ( insere-se no tubérculo infraglenoidal da escápula), lateral (insere-se na face posterior do úmero, acima do sulco do nervo radial) e medial (insere-se na face posterior do úmero, abaixo do sulco do nervo radial), estas auxiliadas pelo ancôneo, um músculo pequeno que fica na articulação do cotovelo e tem a função de estender completamente o antebraço.Portanto, sempre que houver uma extensão do cotovelo, estes músculos estarão sendo os responsáveis pelo movimento . Assim fica fácil saber por que o seu desenvolvimento é importante para uma gama tão variada de atividades esportistas, como: Tênis, basquete, vôlei, tiro ao alvo, etc.Também é importante não esquecer que todos os desenvolvimentos, sejam eles em pé, deitado, inclinado ou declinado, contam com o sinergismo do tríceps.
Fernando ColomboFernando Colombo graduado em Educação Física pela universidade do Contestado UnC Concórdia-SC. Especialização em Educação Física Escolar.
Leia mais em: http://www.webartigos.com/artigos/o-triceps-braquial-e-sua-importancia/59219/#ixzz3CDAyH51EGlúteo Médio:
O músculo glúteo médio localiza-se lateralmente ao quadril, exercendo uma das mais importantes funções motoras no corpo humano: a estabilização do tronco durante os movimentos em pé.
Sempre que nos deslocamos sobre os dois pés, seja caminhando, correndo, subindo ou descendo escadas, lançando um peso, esquiando, jogando tênis, vôlei ou praticando artes marciais, estamos usando a musculatura do glúteo médio, que se contrai para evitar que o lado oposto do corpo fique mais baixo que o outro, o que terminaria por nos desequilibrar e provocar quedas constantes ao chão. Trata-se de uma musculatura de estabilização e, portanto, possui grande percentagem de fibras tipo I, que são fibras vermelhas, caracterizadas por contrações mais prolongadas, lentas e com pouca capacidade de gerar