Declara O De Salamanca
Foi a Conferência Mundial de Educação Especial, representando 88 governos e 25 organizações internacionais em assembléia em Salamanca, Espanha, entre 7 e 10 de junho de 1994, com o compromisso para com a Educação para Todos, reconhecendo a necessidade e urgência de providenciar educação para as crianças, jovens e adultos com necessidades educacionais especiais dentro do sistema regular de ensino.
A sua origem é atribuída aos movimentos em favor dos direitos humanos e contra instituições segregacioanistas, movimentos iniciados a partir das décadas de 1960 e 1970.
Buscando melhoria ao acesso a educação para a maioria daqueles cujas necessidades especiais ainda se encontram desprovidas.
Mostrando que o envolvimento e participação ativa dos governos, comunidades, sociedades, pais e organizações não-governamentais é extremamente importante para que ocorra uma educação inclusiva, suprindo toda a necessidade dessas pessoas seja fora ou dentro da escola.
Esse documento tem como ponto fundamental mostrar e declarar o direito de toda criança a ter uma educação de qualidade, dando assim a oportunidade de atingir o manter o nível adequado de aprendizagem.
Todos que tem necessidades educacionais especiais devem ter acesso á escola regular. A pedagogia deve ser centrada na criança sendo assim capaz de satisfazer e suprir suas necessidades. As escolas regulares que são inclusivas que tem possuem orientação e meios adequados para combater atitudes discriminatórias criando comunidades acolhedoras, construindo uma sociedade inclusiva e alcançando educação para todos, promovendo uma educação efetiva á maioria das crianças e aprimoram a eficiência.
Opinião
Todos os alunos devem aprender juntos sempre que possível, independentemente das suas dificuldades e das diferenças que apresentam. As escolas inclusivas devem reconhecer e satisfazer as necessidades diversas dos seus alunos, adaptando-se aos vários estilos e ritmos de aprendizagem, de modo a garantir