Declara O De Salamanca 2
"Regras Padrões para definir Oportunidades para Pessoas com Deficiências". os delegados da Conferência Mundial de Educação Especial, representando 88 governos e 25 organizações internacionais em assembleia em Salamanca, Espanha, entre 7 e 10 de junho de 1994, reafirmam o compromisso para com a Educação para Todos, reconhecendo a necessidade e urgência do providênciamento de educação para as crianças, jovens e adultos com necessidades educacionais especiais dentro do sistema regular de ensino. UNESCO. Declaração de Salamanca. Sobre Princípios, Políticas e Práticas na Área das Necessidades Educativas Especiais. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/salamanca.pdf
A educação para a maioria daqueles cujas necessidades especiais ainda se encontram desprovidas, tanto para jovens, crianças ou adultos.
A declaração de salamanca teve alguns objetivos a serem alcançados na educação do ensino especial:
Manter e atingir o nível adequado de aprendizagem.
Sistema educacional deveria ser ajustado nos programas educacionais.
Todos com necessidades especiais deveriam ter acesso á escola.
A pedagogia deve ser centrada na criança sendo assim capaz de satisfazer e suprir suas necessidades. As escolas regulares que são inclusivas que tem possuem orientação e meios adequados para combater atitudes discriminatórias.
E de responsabilidades governamentais, que essa lei se sobre saia na educação, independente de classe social, raça ou religião.
Que seja promovido treinamentos para professores, tanto em serviço como durante a formação, incluam a provisão de educação especial dentro das escolas inclusivas.Que se tornem professores capacitados para esse novo desafio na educação.
Que encorajem e facilitem a participação de pais, comunidades e nas atividades educacionais especiais. . Está envolvido nesses projetos comunidade internacional; em particular,governo com programas de cooperação internacional, agências financiadoras internacionais,