PROVA
FERTILIZANTES: adubo ou fertilizante é um produto mineral ou orgânico, natural ou sintético, fornecedor de um ou mais nutrientes vegetais.
3 TIPOS DE FERTILIZANTES; minerais, orgânicos e organominerais.
OS ADUBOS SÃO CLASSIFICADOS NO ASPÉCTO FÍSICOM EM: sólidos, fluidos e gasosos.
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE QUALIDADE DOS ADUBOS: Granulometria: Se refere a forma e tamanho das partículas, Forma: relação direta a fluidez e com menor intensidade ao empedramento do fertilizante. Consistência: resistência física dos grânulos à quebra, aumentada por aglutinantes, importante para manter a uniformidade da granulometria. Fluidez: refere-se a facilidade d livre escoamento do fertilizante. Densidade: relaciona-se diretamente com a fluidez e é um atributo importante no caso dos fertilizantes líquidos.
CARACTERISTICAS DE NATUREZA QUÍMICA: Números de nutrientes, Forma química dos nutrientes e concentração dos nutrientes.
CARACTERISTICAS DE NATUREZA FISICO-QUIMICA: Solubilidade, Higroscopicidade, Empedramento, Índice Salino.
EFICIÊNCIA DAS ADUBAÇÕES DEPENDE: Qualidade dos fertilizantes, Solo, Época de aplicação, Forma de aplicação ou localização, Uniformidade da distribuição, Umidade, Planta.
A CONSTATAÇÃO É QUE MO SOLO, COM A PROXIMIDADE DO PH 6,5, OCORRE A MAIOR DISPONIBILIDADE DE NUTRIENTES A PLANTA E MAIOR PRODUTIVIDADE DAS CULTURAS EM GERAL.
A ADUBAÇÃO OU FERTILIZAÇÃO DEVE SER EQUILIBRADAS, QUALITATIVA E QUANTITATIVA.
FENÔMENOS QUE LEVAM PERDAS DE NUTRIENTES: Erosão, Lixiviação ou percolação, Volatilização de Nitrogênio, Fixação.
FERTILIZANTES: Os produtos finais da indústria de fertilizantes resultam, tecnicamente, da mistura de produtos originários da rota nitrogenada (N), da rota fosfatada (P) e da rota potássica (K). Esses fertilizantes compostos se apresentam em dois tipos distintos: grânulos únicos homogêneos da mistura dos