Decimais
ARTES
CIÊNCIAS
Ensino fundamental
EDUCAÇÃO FÍSICA
ESPANHOL
GEOGRAFIA
HISTÓRIA
INGLÊS
Sólidos geométricos e os números decimais
Antonio Rodrigues Neto
Introdução
A confecção de sólidos geométricos estimula ações como recortar, colar, pintar e medir. São ações que auxiliam o aprendizado de vários procedimentos e conceitos matemáticos. Este plano de aula dará ênfase ao conceito de número decimal a partir da confecção de alguns sólidos geométricos.
Objetivos
Relacionar o procedimento de medir o comprimento dos objetos com o conceito de número decimal. Utilizar a confecção dos sólidos geométricos como estratégia para obter medidas com esse tipo de número.
Estratégias
1) Pedir para os alunos desenharem 5 triângulos equiláteros, com 4,3 cm de lado, sobre um pedaço de papelão.
2) Orientá-los para que recortem e colem uma face sobre a outra, com o objetivo de formar um prisma triangular. Desenhar esse prisma na lousa, para que os alunos possam visualizá-lo. Feito isso, pedir para que meçam as arestas desse sólido.
3) Pedir para os alunos confeccionarem um novo sólido, dessa vez com o objetivo de formar um paralelepípedo de base quadrada. Para isso, deverão desenhar no papelão seis quadrados com 3,5 cm de lado, recortando cada um deles e colando, como na atividade anterior, uma face sobre a outra.
4) Perguntar aos alunos quais são as medidas das arestas desse paralelepípedo e a espessura do papelão utilizado na sua confecção. Quantas faces precisariam ser recortadas e coladas para obtermos um cubo?
5) Utilizando o mesmo procedimento das atividades anteriores, orientar os alunos na confecção de um cilindro, utilizando dez círculos com 2,8 cm de raio. Desenhar esse sólido na lousa, como suporte para a confecção, e pedir para que os alunos meçam a altura do cilindro confeccionado.
6) Propor o seguinte problema: quantas faces deverão ser aumentadas ou diminuídas para que a altura do cilindro seja igual ao