calculo decimal
Todo número decimal (n) pode ser definido na forma de n = a,b ou n = a + , sendo m e (a) e (b) números reais. Se n = a,b então teremos: (n) Um número decimal qualquer.
(a) A parte inteira desse número.
(b) A parte que representa o número decimal desse número. Seja a expressão definida por , se (a) e ao intervalo [1,9] para um aluno que deparasse com essa expressão e resolvesse, teria sem dúvida a seguinte resposta a + , mas também poderíamos obter a mesma resposta com um modelo diferente, já que temos para o valor de (a) um número natural (a,2). Se a expressão fosse outra na forma de a + e que (b) pertencesse ao mesmo intervalo [1,9] a resposta seria (a,b). A potência x2 permanece inalterada porém se adotarmos que x pode ser um número decimal na forma de x = (a,b) ou melhor x = a + poderemos ainda simplificá-lo.
x2 = (a + )2 resolvendo a potência. x2 = a2 + + Percebemos que x = (a + )2é um binômio no qual podemos encontrar qualquer termo utilizando a fórmula do binômio de Newton definido por:
(a + b)n = an.b0 + an - 1.b1 + an - 2.b2 ...= sendo = . Para xn afirmamos que: xn = (a + )n resolvendo a potência pelo binômio de Newton virá: xn = (a + )n = an.()0 + an - 1.()1 + an - 2.()2 ...=
GENERALIZANDOO CÁLCULO DECIMAL.
n = a,b = a0 + a1 + a2... + + + ...
Sendo:
a = a0 + a1 + a2...
b = + + ... O que demonstramos nos cálculos anteriores são de números decimais na forma de n = a + ou, seja podem serem n1 = 1,2 ; n2 = 2,5 e assim pode diante, mas se o número fosse na forma de n = 1,23 a forma correta seria n = a + + ou seja se a potência fosse n2 teria na forma de n = (a + + )2 seriarmos adequado encontra todas as parcelas do número decimal (a), (b0) e (b1) em vez de encontrar (a) e (b). Observação às equações são as mesmas:
(a1 + + )2 = (a1 + b)2 porém b = +
Com base nas informações anteriores vamos encontrar as parcelas ou