Decapagem
CURSO TÉCNICO EM QUÍMICA
DECAPAGEM ÁCIDA
CURITIBA
2011
VIVIAN GABRIELLE PEREIRA
DECAPAGEM ÁCIDA
CURITIBA
2011
SÚMARIO
INTRODUÇÃO
Através de um pré-tratamento é realizado a decapagem com o objetivo de se obter uma superfície totalmente limpa, livre de impurezas e óxidos. As impurezas normalmente se restringem a casca de fundição ou laminação, camadas de óxido, ferrugem ou carepa que são removidos por soluções ácidas ou alcalinas apropriadas.
A ação dos inibidores serve para proteger o metal. No caso do ferro a ser decapado utiliza-se um banho alcalino entre a decapagem química e eletroquímico. O banho alcalino com cromato de sódio serve para inibir a ação do hidrogênio, que é liberado na decapagem ácida com ácido clorídrico e reage com a peça ocorrendo o empolamento por hidrogênio, ou seja, não a adianta a peça estar limpa ela também tem que ser resistente à corrosão. Por isso não se utiliza apenas inibidores mais também metais de sacrifico no caso do ferro utiliza-se zinco juntamente com revestimento para que a vida útil do material seja longa.
Após o material passar pelo processo de decapagem, ele está limpo pronto para passar por um processo zincagem seguindo para a etapa de revestimento seja ele a pintura, ou cromatização. l.
APLICAÇÃO ELETROQUÍMICA
A decapagem ácida com ácido clorídrico (HCl) só é utilizada em peças de aço tais como rotores entre outros, esta decapagem é feita para a retirada de carepas, óxidos e afins para que a mesma tenha uma vida útil grande. Sendo assim este processo ocorre através de metalúrgicas na área de galvanoplastia [0], onde a superfície passa primeiramente pelo processo de desengraxe para a retirada de óleos e graxas existentes na peça, onde os mesmos provem tanto do fabrico do aço