Empreendedorismo
O que é empreendedorismo? 1. Maneira diferenciada de alocação de recursos. 2. Otimização de processos organizacionais. 3. Criatividade: diminuição de custos e melhoria dos resultados. 4. Empreendedorismo: além do ato de abrir empresas.
Aplicações do Empreendedorismo Uma pequena empresa em início de desenvolvimento; Uma média empresa em fase de crescimento; Uma empresa familiar em fase de profissionalização; Uma ONG (Organização Não Governamental); Em entidades e órgãos públicos; Em associações e cooperativas; Em empresas já estabelecidas, que buscam renovação e crescimento.
Conceito Empreendedorismo é aprendizado pessoal, que impulsionado pela motivação, criatividade e iniciativa, busca a descoberta vocacional, a percepção de oportunidades e a construção de um projeto de vida ideal.
Conceito
O empreendedor é aquele que destrói a ordem econômica existente através da introdução de novos produtos e serviços, pela criação de novas formas de organização, ou pela exploração de novos recursos e materiais. Joseph Schumpeter (1949)
Ato de empreender Identificação, análise e implementação de oportunidades de negócio; Foco a inovação e a criação de valor.; Criação de novas empresas; Empresas já estabelecidas.
Razões do Empreendedorismo Grandes Indústrias x Inovação Empreendedora
Velho modelo econômico (era da manufatura) Dirigido pelos modelos clássicos Recursos escassos eram materiais raros Força de trabalho (poder dos músculos) Retornos pequenos Economias de escala Barreiras de entrada Ativos físicos Sobrevivência dos maiores
Razões do Empreendedorismo Grandes Indústrias x Inovação Empreendedora
Novo modelo econômico (era da inovação empreededora) Dirigido por novos modelos de negócios Recursos escassos são imaginação e conhecimento Retornos maiores Baixas barreiras de entrada Ativos intelectuais Poder do conhecimento Sobrevivência dos mais rápidos O fim do emprego