Debret
Niterói - 2011
Formação Social, Econômica e Política do Brasil
Cenário Social e Econômico do Brasil-Colônia
Curso: Serviço Social – 2º Período
Anhanguera Educacional Niterói – 2011
Jean-Baptiste Debret nasceu na cidade de Paris na França em 18 de Abril de 1768.
Iniciou sua vida profissional, sob a influência de Jacques-Louis David. Membro da missão artística francesa, Debret foi contratado por Dom João VI para retratar as belezas naturais e humanas do Brasil. Integrou a missão chefiada por Lebreton ao Brasil, quando chegou em Março de 1816 ficando até 1831, quando decidiu deixar a vida confortável de Paris devido à derrota de Napoleão. O mais incível é que Debret teve a opção de embarcar em outra missão programada para a Rússia mas optou por conhecer o Brasil. Durante 15 anos, seu trabalho baseou-se na retratação de cenas cotidianas sobre a relação entre brancos, negros, indígenas e sua fauna e flora. Detalhou a riqueza dos adereços usados por cada um dos povos e suas regiões, retratou o processo de Independência do Brasil e os primeiros anos de governo de Dom Pedro I e ainda inspirou o símbolo mais importante de nossa pátria: A Bandeira Nacional.
Projetada por Raimundo Teixeira Mendes e Miguel Lemos, com desenho de Décio Vilares, que vem da inspiração de Debret sobre a bandeira do Império. Teve a sugestão de Benjamin Constant à expressão positivista de "Ordem e Progresso" na esfera azul celeste no lugar da coroa imperial. Dentro da esfera está representada o céu do Rio de Janeiro com a constelação do Cruzeiro do Sul.
O resultado final deu-se às 08:30h de 15 de Novembro de 1889 o dia da Proclamação da República.
Em 1992, uma lei alterou a bandeira para permitir que todos os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal estivessem representados por estrelas.
A Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil tem