De Válvulas Para Transistores
Engenharia Elétrica
De Válvulas Para Transistores
2015
Sumário
1.1 Introdução
1.2 O começo
1.3 A evolução dos computadores
1.4 O funcionamento de um transistor
2.1 Conclusão
2.2 Referências bibliográficas
3 Listas de Imagens
Introdução
Neste trabalho será apresentada a mudança que ocorreu entre os anos 40 e 50 que afetou tanto a indústria para que ela seja como é hoje. Dentre todas as aplicações, abordarei o uso das válvulas nos primeiros aparelhos computadores com a chegada dos transistores.
O começo
Durante a década de 40 e início da de 50, a maior parte da indústria continuou trabalhando no aperfeiçoamento das válvulas, obtendo modelos menores e mais confiáveis. Porém, vários pesquisadores, começaram a procurar alternativas menos problemáticas.
Muitas dessas pesquisas tinham como objetivo o estudo de novos materiais, tanto condutores quanto isolantes. Os pesquisadores começaram então a descobrir que alguns materiais não se enquadravam nem em um grupo nem em outro, pois, de acordo com a circunstância, podiam atuar tanto como isolantes quanto como condutores, formando uma espécie de grupo intermediário que foi logo apelidado de grupo dos semicondutores.
A evolução dos computadores
A primeira geração dos computadores é marcada pela utilização de válvulas. A válvula é um tubo de vidro, similar a uma lâmpada fechada sem ar em seu interior, ou seja, um ambiente fechado a vácuo, e contendo eletrodos, cuja finalidade é controlar o fluxo de elétrons. As válvulas aqueciam bastante e costumavam queimar com facilidade.
Além disso, a programação era realizada diretamente na linguagem de máquina, o que dificultava a programação e consequentemente despendia muito tempo. O armazenamento dos dados era realizado em cartões perfurados, que depois passaram a ser feitos em fita magnética.
Um dos representantes desta geração é o ENIAC. Ele possuía 17.468 válvulas, pesava 30 toneladas, tinha 180 m² de área